quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dinos virtuais



Já imaginou que legal seria pegar um fóssil de dinossauro e virar de cabeça para baixo, de um lado para o outro, desvendando todos os detalhes?

Agora isso não é mais privilégio dos paleontólogos. Pelo menos virtualmente, já é possível manipular fósseis de dinossauros e outros animais no site DinosVirtuais - Exposição de Paleovertebrados.

A página, toda montada em 3D, permite um passeio por um museu virtual. O visual é bem parecido com os de jogos de video game. O visitante pode subir escadas, andar em todas as direções, olhar para cima, para baixo, observar cartazes e até olhar pela janela.

Mas a parte mais bacana é o catálogo. Você escolhe o animal que quer ver (por nome ou período em que viveu) e pode mexer à vontade!

O Projeto Dinos Virtuais  -- a primeira exposição virtual de vertebrados fósseis da América Latina -- foi criado pelo Museu Nacional, pelo Grupo de Realidade Virtual Aplicada da Coppe e pelo Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação, todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dica: para visualizar corretamente os arquivos em 3D, é necessário baixar um programa específico indicado na página da exposição, na seção “Como visitar”.

2 comentários:

Unknown disse...

tem só um problema tem que ser instalado um modelo de visualisação não encontrado no Brasil

Catarina Chagas disse...

Oi, Lucas,
O próprio site, no link "Como visitar", dá a dica de como instalar o programa. É fácil!
Um grande abraço!