Em abril de 2007, Rogério Mota encontrou duas ossadas humanas no quintal de sua casa na cidade de Laguna, em Santa Catarina. A descoberta causou alvoroço na época e foi o ponto de partida de uma série de estudos arqueológicos realizados no local. Sem querer, Rogério havia descoberto um sambaqui, tipo de "depósito" usado pelos nossos antepassados.
A história dessa descoberta está no livro Arqueologia e Preservação - Sambaqui Morro do Peralta, de Daniela da Costa Claudino e Deise Scunderlick de Farias, professoras da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Com muitas ilustrações e fotos, a publicação fala sobre o trabalho dos arqueólogos, os povos que habitaram o Sul do país no passado e a importância de preservar esses achados históricos.
O livro é distribuído gratuitamente para escolas, que devem fazer a solicitação no site do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (GRUPEP) ou escrever para
GRUPEP-Arqueologia Unisul
Avenida José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon
Tubarão, SC
CEP 88.704-900
Quem quiser pode também baixar a obra pela internet, clicando aqui.
Mais uma dica: o GRUPEP também já publicou o livro Maracajá: Pré-História e Arqueologia, que conta a história de outro município catarinense desde os primeiros povos que ali viveram. Confira! Para fazer o download, clique aqui.
(Fonte: Ciência Hoje das Crianças)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi, Sou Professora de História e a publicação me chamou atenção, a escassez de material pertinente ao assunto é assustadora, mas não estou conseguindo baixar a versão digitalizada, poderiam por favor enviar por e-mail: profawanusa@gmail.com. Desde já agradeço.
Olá, Nusa,
A publicação pode ser acessada por esse link: http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/grupos-de-pesquisa/campus-tubarao/grupo-de-pesquisa-em-educacao-patrimonial-e-arqueologia#publicacoes
Um abraço,
Gabriela
Postar um comentário