sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Viagem a um passado nem tão gelado

Quem sabe como era a Antártica há 80 milhões de anos? Pois agora já é fácil descobrir. O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, inaugurou esta semana a exposição "Fósseis do Continente Gelado - O Museu Nacional na Antártica".

No passado, a Antártica era tomada por florestas e habitado por répteis gigantes. Dá pra imaginar? Pesquisadores do museu descobriram essas e outras curiosidades em expedições que foram ao continente gelado em 2006 e 2007. Eles coletaram mais de duas toneladas de material para estudar e encontraram fósseis de plantas e animais que viviam por lá.

Na foto, pesquisadores engessam um fóssil em seu acampamento na Ilha James Ross, na Antártica (Foto: Divulgação Museu Nacional)



Dois destaques de peso da exposição são a réplica em tamanho real do busto de um plesiossauro - com cerca de três metros - e um tronco de árvore de cerca de quatro metros e meio, com idade estimada de 80 milhões de anos. Outras réplicas e fósseis e curiosidades estão esperando por sua visita! Não deixe de ir!

A exposição fica em cartaz até 30 de abril de 2010 e está aberta de terça a domingo, das 10 às 16h.A entrada custa R$ 3,00 (crianças até 5 anos e pessoas acima de 60 não pagam; crianças entre 6 e 10 anos pagam R$ 1).


O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão, Rio de Janeiro. Informações pelo telefone (21) 2562-6042.

Um comentário:

Carla Almeida disse...

Levei meus sobrinhos à inauguração da exposição. Eles curtiram pra valer! E eu também!! A exposição é incrivelmente bem bolada, graças à curadoria do Kellner, paleontólogo do Museu e chefe da expedição feita à Antártica, um entusiasta da divulgação científica. Na exposição, há trechos de um vídeo gravado pelos próprios cientistas que mostram bem os "perrengues" que eles passaram no continente gelado, mesmo estando em pleno verão! O tronco também impressiona, principalmente pelo trabalho que deu carregá-lo sem danificá-lo, o que também é revelado na exposição. Vale conferir, com certeza!!"