quarta-feira, 3 de março de 2010

Monte você mesmo: modelo de célula animal

Você já sabe que nosso corpo – e também o dos outros seres vivos – é formado por um montão de células. Mas você sabe exatamente como é uma célula? Pois essa brincadeira pode ajudar: que tal montar você mesmo um modelo de célula animal?

Você vai precisar de:

• Saquinhos plásticos com fecho zip de três tamanhos diferentes
• Gel de cabelo
• Linhas de costura
• Uma linha mais grossa (por exemplo, um cadarço de tênis)
• Uma rede plástica como as que embalam limões e cebolas no supermercado
• Purpurina colorida
• Miçangas
• Canudos coloridos (funciona melhor com os mais finos)
• Durex
• Papel celofane
• Anilina colorida (para misturar com o gel)
• Água

E, agora, mãos à obra!

PASSO 1: Membrana plasmática

Toda célula vem numa espécie de embalagem chamada membrana plasmática. Ela é uma dupla camada de gorduras que envolve e protege o interior da célula, além de controlar a entrada e saída de substâncias. Em nosso modelo, essa membrana será representada por dois sacos grandes, um dentro do outro.


PASSO 2: Citoesqueleto


Assim como nosso esqueleto sustenta e dá forma ao nosso corpo, na célula, o citoesqueleto tem essa função. Além disso, ele atua como rede de comunicação entre as diversas partes da célula.


Coloque a rede aberta dentro dos sacos plásticos.

PASSO 3: Núcleo

É a central de informações da célula, pois guarda em seu interior as moléculas de DNA e RNA que contêm a receita para formar cada ser vivo. Monte-o com um saquinho de tamanho médio cheio de gel e linhas de costura – que representam o DNA. Feche bem o saquinho para que o conteúdo não vaze no interior da célula!

PASSO 4: Lisossomos

São as estruturas responsáveis pela quebra dos alimentos na célula. Você pode representá-los com saquinhos pequenos cheios de gel e purpurina – que representam proteínas.


Cada célula possui vários lisossomos.

PASSO 5: Mitocôndria

É por meio delas que as células respiram. Monte-as com saquinhos pequenos, gel e um cordão mais grosso – por exemplo, o cadarço velho de um tênis. Ele vai representar as paredes internas da mitocôndria, onde acontece a produção de energia.

PASSO 6: Ribossomos

Lêem as mensagens emitidas pelo núcleo da célula e trabalham na fabricação de proteínas. Em nosso modelo, serão representados por miçangas: pegue um punhado delas e coloque dentro da sua célula.





PASSO 7: Centríolos

Participam da divisão celular, que é o processo pelo qual a célula se reproduz, formando novas células. Junte nove canudos e amarre-os com durex. Em seguida, corte em pedaços com cerca de três centímetros. Acrescente à célula.

PASSO 8: Retículo endoplasmático

Organiza o interior da célula e é o lugar onde os ribossomos se fixam para realizar seu trabalho. Represente-o com tiras de papel celofane.


PASSO 9: Complexo golgiense

Estoca substâncias para uso da própria célula e empacota substâncias para jogar fora. Você pode montá-los com alguns saquinhos pequenos empilhados e cheios de gel.


Com durex, junte vários saquinhos para representar o complexo golgiense.


PASSO 10: Citoplasma

É o corpo gelatinoso da célula, representado por gel de cabelo diluído em água. Preencha toda a sua membrana plasmática com ele!





PASSO 11: Pequenas moléculas

Use purpurina colorida misturada ao citoplasma para representar as diversas moléculas que temos na célula: proteínas, lipídios, enzimas e vitaminas.

As proteínas formam nossos músculos, cabelos, pele e unha. Os lipídios, por sua vez, formam os hormônios sexuais, as gorduras e as membranas celulares. Por fim, as enzimas aceleram as reações do nosso metabolismo e as vitaminas ajudam nesse processo.

PASSO 12: Finalização

Agora que sua célula já tem todos os componentes necessários, é só fechar o saquinho! Que tal mostrar pra todo mundo sua mais nova criação?



____________________________
O Museu da Vida oferece oficinas gratuitas de montagem de modelos de células animais e vegetais. Para saber mais e agendar sua visita, confira nosso site.

[Este post foi escrito com colaboração de Paula Bonatto e fotos de Raquel Castro]

3 comentários:

Anônimo disse...

aff ta mt dificil montar uma célula animal em da dicas mais facil por favor !!!


me add no orkut ai gatos é:
tacisurf2009@gatinha.com
me add no msn ai gatos é:
taci_157gatinha@hotmail.com

ESPERO VCS NO ORKUT E NO MSN TAA BJSSSSSSSS!!!

Gaby disse...

Gente se vcs são da emef Nira em Mogi Guaçu e estão fazento isso para o dia 11/03 olhem essa celula aki é lindaa
Link;http://universoparalelodaarte.blogspot.com.br/2010/03/celula-animal.html


Vlw.

Anônimo disse...

NA minha escola faremos com gel de cabelo e vamos por num recipiente de garrafa pet!!