sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma viagem ao Brasil do século 19

Em 1821, o barão alemão Gerg Heinrich von Langsdorff começou uma aventura pra lá de empolgante: viajar do Rio de Janeiro até o Amazonas, coletando informações sobre os animais e plantas brasileiros.

O passeio acabou em 1829 e, na bagagem, Langsdorff trouxe desenhos detalhados de várias espécies e observações sobre culturas indígenas, além de mapas de uma região, naquela época, desconhecida -- o centro-oeste do Brasil.

Até 26 de setembro, você pode conferir alguns dos resultados dessa expedição incrível numa mostra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Confira o vídeo de apresentação:



As visitas, gratuitas, acontecem de terça a domingo, das 9h às 21h. O CCBB fica na rua Primeiro de Março, 66 - Centro. (Para mais informações: 21 3808-2020)

Se você não mora no Rio, não precisa ficar com água na boca: confira aqui um texto da Ciência Hoje das Crianças On-line sobre a expedição. No mesmo link, você encontra também vídeo, galeria de fotos e trechos do diário de Langsdorff.

Nenhum comentário: