segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Uma aventura pelo corpo humano

De 21 a 24 de outubro, a ciência no Brasil está em festa. E você está convidado!

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto “Ciência para pequenos curiosos” preparou uma atividade super legal no Aterro do Flamengo: uma aventura pelo corpo humano.

Por meio de histórias, conversas, experimentos e modelos lúdicos e anatômicos, que poderão ser manipulados, os visitantes irão conhecer melhor o interior do nosso corpo e descobrir uma série de coisas sobre o seu funcionamento.

As atividades são voltadas para crianças de 5 a 8 anos e estarão reunidas no módulo expointerativo Uma aventura pelo corpo humano.

Confira algumas das principais atrações:

Túnica contadora de história
Era uma vez um corpo que acabara de completar 10 anos. Durante todo esse tempo, tinha funcionado muito bem. Mas, um belo dia, acordou sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu com o corpo? A túnica contadora de histórias desafia o visitante a descobrir.

Bate-coração
Com o auxílio de “estetoscópios” improvisados, as crianças vão ouvir as batidas do coração de colegas/acompanhantes, relaxados e depois de fazerem exercício, e vão relatar suas experiências.

Semelhanças e diferenças
Manipulando modelos de corações e cérebros humanos e animais, os visitantes serão convidados a observar e tentar identificar as principais semelhanças e diferenças e a refletir sobre o porquê dessas semelhanças e diferenças.

Por dentro do narizDe olhos vendados, os visitantes entrarão num nariz-caverna e irão sentir as substâncias que habitam o interior do nosso nariz (eca!!). Para que será que servem essas coisas nojentas?

Haja estômago!
O que acontece com a comida depois que a colocamos na boca? Nessa atividade interativa, os participantes conversarão sobre comida e digestão enquanto traçam, juntos, o percurso da comida pelo interior do corpo, desde a boca até os intestinos e depois, do que sobrou, pra fora do corpo.
"Ciência para pequenos curiosos" é uma parceria entre o Museu da Vida/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. O projeto conta com apoio da Faperj.

Uma aventura pelo corpo humano
Visitação:
21 a 24 de outubro, de 9h às 17h
Local: Aterro do Flamengo (altura da Rua Ferreira Viana)
Mais informações: 3865-2130 / 3865-2113 / http://www.museudavida.fiocruz.br/
Todas as atividades são gratuitas.
_______________________________________________

Confira outras atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

Nenhum comentário: