segunda-feira, 2 de maio de 2011

Flor fedorenta desabrocha na Suíça

A Amorphophallus titanum é a maior e mais fedorenta flor do mundo. Ela é também chamada de flor-cadáver, graças ao cheiro nada agradável que exala para atrair insetos, parecido com o de carne em decomposição (eca!). Sua origem é a ilha de Sumatra, na Indonésia.

No final de abril, um exemplar da espécie se tornou uma das principais atrações do jardim botânico da Basileia, na Suíça. Ali, uma flor-cadáver de dois metros desabrochou pela primeira vez, após 17 anos de vida. Não foram só os insetos que ficaram doidos para chegar perto dela: apesar de não ser lá muito perfumada, a flor deve atraiu milhares de visitantes ao local. Continua curioso? Então clique aqui e assista a um vídeo sobre o florescimento.

Foto: Flickr / pbuergler

Um comentário:

maria jose disse...

Realmente é uma flor muito rara. Podemos dizer que é uma "maravilha" da natureza. Realizamos anualmente o projeto "Arte pela Paz", onde crianças brasileiras e de vários países enviam desenhos. Em 2009, este projeto teve como tema "As Maravilhas do Meu País" e uma criança da Indonésia enviou o desenho dessa flor, como uma maravilha do seu país.Gostamos muito de receber a visão da criança sobre essa maravilha da natureza, com origem exclusiva do seu país.
Maria José Soares
Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte