terça-feira, 28 de junho de 2011

Vídeo registra, pela primeira vez no Brasil, o nascimento de onças-pintadas

Na madrugada do dia 18, uma câmera adaptada para captar imagens noturnas registrou o momento em que duas pequenas onças-pintadas nasceram no interior de Goiás, num criadouro da organização não-governamental NEX - No Extinction. Segundo informações do Instituto Chico Mendes, esse foi o primeiro parto da espécie filmado no país.

Enquanto o primeiro filhote foi acolhido pela mãe e posto logo para mamar, o segundo foi rejeitado por ela - o que acontece vez ou outra na natureza - ficando cerca de 12 horas sem alimentação. Por isso, os profissionais da ONG precisaram retirá-lo dali para tratamento. Assista ao vídeo do nascimento abaixo:


A onça-pintada (que tem o nome científico Panthera onca) é considerada um animal em extinção. Ela é também o maior felino das Américas e pode ser encontrada das planícies costeiras do México ao norte da Argentina. No Brasil, vive hoje principalmente na região Norte.

Estima-se que existam aqui cerca de 200 onças-pintadas em zoológicos e 50 em centros de recuperação espalhados pelo nosso território. Apesar de ser mais lembrado por ser amarelo-claro com manchas pretas, esse carnívoro pode também aparecer com uma coloração bem mais escura, chegando a uma variação conhecida como onça-preta.

Nenhum comentário: