terça-feira, 26 de julho de 2011

O mundo mágico da ciência


Com a estreia da segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte no último dia 15, chega ao fim a saga do bruxo nos cinemas, dez anos depois de seu primeiro filme chegar à tela grande. Durante todo esse tempo, milhões de fãs acompanharam as aventuras do garoto e de seus companheiros na luta contra o vilão Lord Voldemort.



Se na ficção a mãe de Harry é Lilian Potter, na vida real, esse papel é da inglesa Joanne Kathleen Rowling, ou, como assina em seus livros, J. K. Rowling. A autora lançou em 1997 o primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Depois daí, conquistou leitores por todo o mundo e lançou seis continuações, além de livros que complementam a história principal, como Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, O Bardo.



Mas, em meio a dragões, vassouras voadoras e feitiços, será que existe alguma ciência? Por incrível que pareça, sim. No livro A Ciência de Harry Potter - Como a Mágica Realmente Funciona, o escritor e jornalista inglês Roger Highfield mostra os princípios científicos por trás de tudo aquilo que os fãs achavam que fazia sentido apenas na fantasia. Que parece haver algo de magia na ciência a gente sabe, mas que Hogwarts pode nos dar grandes lições sobre ciência, isso é novidade!

Nenhum comentário: