segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Armadilhas da memória

Pense no seu dia-a-dia e tente lembrar: você costuma cometer muitos erros bobos, por simples falta de atenção? Pois saiba que eles são muito mais comuns do que a gente imagina. Mais ainda: os erros nos ajudam a aprender. Uma das razões para isso é que, desde pequenos, vamos guardando informações na memória de maneira a formar padrões, que nos ajudam a agir de maneira rápida no cotidiano.

Já vimos tantas vezes outras pessoas usando o maior botão do controle remoto da TV para ligá-la ou desligá-la que, quando encontramos um e queremos assistir a alguma coisa na telinha, costumamos ir direto para o botão grande. E geralmente funciona, não é? O problema é quando o que encontramos não se encaixa nos nossos padrões cerebrais.

Os cientistas já identificaram um fenômeno que chamam de "cegueira de mudança". É como quando a gente não consegue encontrar a escova de dentes pela manhã quando alguém a guardou em outro lugar, mesmo que ela esteja bem debaixo do nosso nariz. Quando "vemos, mas não enxergamos" algo, sabe? Isso porque, além dos padrões, o nosso cérebro acaba ignorando algumas informações das milhões que recebemos a todo momento para que a gente se foque apenas no que parece ser mais importante.

Por exemplo, assista ao vídeo abaixo, e conte quantos passes o time de branco consegue fazer:



Agora responda: você viu o urso dançando?

Nenhum comentário: