terça-feira, 27 de março de 2012

Colocando a cabeça pra funcionar

Lembra do nosso último post? Como já avisamos na semana passada, hoje é o primeiro dia do evento "Celebrando o cérebro", do Museu da Vida, que traz até sábado, dia 31, um monte de atividades sobre esse órgão. Hoje é também o segundo dia da Semana do Cérebro no Rio de Janeiro. Por isso, a gente preparou pra você uma lista com várias coisas legais sobre o cérebro:
  • Animações da Universidade das Crianças: Nos vídeos Como conseguimos lembrar de tantas coisas? e Por que a gente não nasce sabendo?, você descobre as respostas para essas dúvidas de um jeito superdivertido. Ah, e um detalhe: o site da UC está de mudança para o que linkamos no título deste tópico, mas você ainda encontra parte do material do projeto na página antiga.
  • Site e livros sobre o mal de Alzheimer: O Alzheimer é uma doença degenerativa que altera as funções do cérebro, atinge milhares de pessoas no mundo todos os anos e ainda não tem cura. A Alzheimer's Association criou uma Viagem ao Cérebro, em que você aprende virtualmente sobre o funcionamento do cérebro e como a doença o afeta. Nos livros Blusa listrada com calça florida (de Barbara Schnurbush) e A vovó que virou bebê (de Renata Paiva), duas meninas precisam aprender a conviver com o Alzheimer de suas avós.
  • Livro Viagem pelo cérebro para pais e filhos: Com texto de Luísa Albuquerque e ilustrações de Isabel Abreu, a obra mostra, sem complicação e com muitos desenhos, como o cérebro funciona. A publicação é da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de Portugal. 
  • Livros infantis de Roberto Lent: Além de neurocientista, Roberto Lent é  também autor de diversos livros para crianças sobre o cérebro. Neste link, você sabe mais sobre alguns deles, como O esquecimento do neurônio lembrador e O neurônio apaixonado
Gostou? Então não perca a programação do "Celebrando o cérebro"!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Marina Ramalho, fico ocntente por ter feito referencia a um livro que eu ilustrei(viagem pelo cerebro par apais e filhos). Tem pagina de facebook onde faca referencia ao livro? gostaria de partilhar no meu facebook.
Ate breve!
Isabel Abreu (isabel_abreu74hotmail.com)