terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Uma carinha pintada na pedra... há mais de mil anos!

A arte rupestre na Amazônia é tema de exposição do
Museu Paranaense Emilio Goeldi. Foto: Edithe Pereira.
"Eu nasci antes da história, sou velhinha pra dedéu, por isso sou mais sabida do que muito bacharel”. Essa é Itaí, um rosto desenhado em uma gruta amazônica por grupos indígenas que viveram por lá. Por meio de versos e aquarelas, Itaí conta a história da arte rupestre na Amazônia, na região do Pará, no livro infantil Itaí – a Carinha Pintada, escrito por Juraci Siqueira e ilustrado por Mario Baratta.

Veja abaixo um vídeo sobre o livro:

A publicação será lançada nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, como parte da programação da exposição “Visões: arte rupestre de Monte Alegre", realizada pelo Museu Paraense Emilio Goeldi e pela Sociedade de Arqueologia Brasileira.

A partir de pesquisas em sítios arqueológicos da região, a mostra traz histórias e imagens desses desenhos milenares feitos em grutas, abrigos e paredões a céu aberto, em locais considerados místicos e sagrados. Você sabia que a Amazônia brasileira abriga mais de 300 sítios arqueológicos com arte rupestre? Vá com o seu olhar investigador e descubra mais sobre essas pinturas!

Com entrada gratuita, a mostra fica no Salão Nobre da Escola Imaculada Conceição, em Monte Alegre, no Pará, até 15 de março de 2013 e terá ainda, em sua programação, a oficina “Olhar, perceber, conservar” na Praça da Matriz, no dia 15 de dezembro, entre outras atividades. Confira a programação!

Lançamento do livro “Itaí - a Carinha Pintada”
Dia: 13 de dezembro de 2012
Horário: 19 horas
Preço: R$ 25. Os interessados podem pedir o livro pelo e-mail mgdoc@museu-goeldi.br. No lançamento, o livro será vendido a preços promocionais.

Exposição “Visões: arte rupestre de Monte Alegre”
De 14 de dezembro de 2012 a 15 de março de 2013
Visitação: de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 15h às 18h.

Local: Salão Nobre da Escola Imaculada Conceição
Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 210, Cidade Alta, Monte Alegre, Pará.

Nenhum comentário: