terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pequenos e belos



O que está retratado na fotografia acima? Um colar de diamantes? Jujubas coloridas? Pois a imagem que introduz o texto não tem a ver com jóias nem doces. Ela mostra uma parte minúscula de uma alga vermelha, que foi aumentada muitas vezes com a ajuda de um microscópio.

Organismos microscópicos – que não podem ser vistos a olho nu – podem apresentar diferentes formas e comportamentos. Para alcançar a dimensão e a beleza desses pequenos seres são necessários bons instrumentos e olhares atentos.

Um concurso que premia imagens e vídeos do mundo microscópio foi capaz de juntar pessoas que têm as duas coisas e o resultado são imagens fantásticas desses seres. As cores de muitas dessas imagens não são verdadeiras e foram colocadas para realçarem a forma do bicho!

O concurso Olympus BioScapes Digital Imaging está em sua nona edição e, além da beleza, a importância científica das imagens é uma das razões para que seja escolhida vencedora. Veja a galeria das fotos ganhadoras e confira mais imagens abaixo:

Parecem escamas, mas são detalhes da asa de uma borboleta:

Que tal se aproximar de um pequeno pedaço de um tronco de árvore?

Já imaginou como seria a garra de um caranguejo vista tão de perto?

Nenhum comentário: