segunda-feira, 29 de junho de 2015

Sons curiosos da natureza

(foto: צביה - CC BY-SA 3.0 / Wikimedia Commons)
Você sabia que uma orelha saudável produz um determinado tipo de som o dia inteiro? Você não é capaz de ouvir, mas certamente seu ouvido está fazendo um barulho agora mesmo! O nosso sistema auditivo é formado por vários elementos, entre eles o caracol, que fica na parte interna. Ele tem esse nome porque realmente lembra o formato do caracol, porém seu nome científico é cóclea.

Em 1985, um cientista australiano conseguiu gravar, durante uma pesquisa, o som da orelha de um menino. A ciência já descobriu que o barulho é produzido pela vibração de algumas células que estão dentro do caracol. Mas veja que curioso: mesmo depois desse tempo, ainda não se sabe o que causa essa vibração.

(foto: Jurgen Otto - CC BY-SA 2.0
Wikimedia Commons)
Para escutar, clique aqui. Além do som que lembra um apito agudo, você percebeu que há um chiado? Ele vem da respiração da criança! Bacana, né? Tem mais: o barulho da sua orelha é completamente diferente do de qualquer outra pessoa, assim como sua impressão digital. Em outras palavras, ele é único!

Outro som da natureza que também é bem surpreendente é o da aranha-pavão, uma espécie australiana conhecida por sua incrível dança do acasalamento. Quando o macho está tentando chamar a atenção da fêmea, uma das técnicas utilizadas por ele é vibrar o abdômen, o que produz  um barulho parecido com o de uma bateria - sim, aquele instrumento musical! Ouça aqui e veja o vídeo abaixo que explica um pouco mais sobre o ritual dessa espécie.



Depois disso, já parou para pensar na quantidade de sons que existem na natureza que ainda não conhecemos? Ela não para de nos surpreender!

(Com informações de ABC Science)

Nenhum comentário: