quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Da extinção à informação

Já pensou se alguma espécie de animal que você gosta fosse extinta do planeta Terra? Bem, como você deve saber, muitos animais correm o risco de serem extintos e desaparecerem do mapa, enquanto outros realmente já foram extintos. Acreditamos, no entanto, que, conhecendo melhor a natureza, podemos mudar essa situação! Você sabe o que é preciso para que uma espécie animal fique sob essa ameaça? Segundo o “Livro Vermelho das Crianças”, a lista de tarefas é grande e inclui, por exemplo, conhecer o tamanho da população de uma espécie e as atividades humanas que podem prejudicar sua sobrevivência.



Com ilustrações bacanas sobre a natureza, o livro reúne uma lista de animais ameaçados e vários detalhes científicos sobre alguns bichos. A publicação, que está disponível para download gratuito, traz até um desenho de uma das filhas do cientista Charles Darwin – sim, aquele que viajou a bordo do navio Beagle e que é autor da Teoria da Evolução junto com o pesquisador Alfred Wallace!

No livro, há uma lista de animais para cada bioma brasileiro: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica e, inclusive, a região oceânica. Ao todo, 50 bichos encontrados em nosso território são apresentados como se fossem os personagens de uma grande história. Leia um pedacinho do texto sobre a serpente jararaca-ilhoa:

“Sssssomos uma essssspécie de sssserpente peçonhenta presa há milharesssss de anossss na Ilha Queimada Grande, no litoral sssssul de Sssssão Paulo. Nesssssa ilha reside nossssssa família ssselvagem.” 
(trecho retirado do Livro Vermelho das Crianças, de Otávio Maia e Tino Freitas)

E aí, curtiu? Clique aqui para fazer download. Boa leitura!

Nenhum comentário: