sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Um amigo de milhões de anos

Imagina chegar no trabalho (ou na escola) e dar de cara com o esqueleto de um dinossauro enorme!!! Pois foi isso que aconteceu, num dia desses, com o pessoal que trabalha no Museu da Vida.

No início, as pessoas passavam pela recepção do Museu e olhavam desconfiadas, porque viam algo estranho sendo montado. Mas, pouco a pouco, uma pilha de ossos se transformou numa réplica do Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro já descoberto no Brasil e um dos últimos a viver no planeta Terra – há 65 milhões de anos. Ele fazia parte do grupo dos titanossauros, que eram herbívoros – se alimentavam de ervas.




(Imagens de Rosicler Neves)


Seus fósseis – ossos e restos do seu corpo – foram encontrados em Minas Gerais, na Serra da Galga, e seu nome significa “gigante de Uberaba”. Não é à toa: cientistas dizem que ele media de 15 a 20 metros de comprimento e tinha 3,5 metros de altura. Seu peso podia variar entre 12 e 16 mil quilos.

Dá pra imaginar o trabalhão que foi montar esse gigante! Demorou um dia inteiro e precisou da ajuda de três pessoas. No final, era difícil passar por lá e não tirar uma foto. Você também pode conferir, fazendo uma visitinha ao Museu da Vida!

Nenhum comentário: