quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O namoro das baleias jubarte

Não é nada fácil para um macho de baleia jubarte acasalar com uma fêmea da sua espécie. Pelo contrário, é uma batalha de peso! Dezenas de machos chegam a disputar uma mesma fêmea, como mostra o vídeo abaixo, do canal BBC News.

Nele, vemos como as baleias do sexo masculino disputam uma verdadeira corrida, com muita pancadaria, atrás de uma namorada. Os empurrões entre eles são tão fortes que podem até matar. Afinal, eles medem cerca de 15 metros e chegam a pesar uns 40 mil quilos!




A maioria das baleias jubarte passa o verão nas regiões polares do planeta, alimentando-se. No inverno, é hora de migrar para zonas mais quentes, localizadas nos trópicos. Também é pra lá que as baleias fêmeas nadam quando vão ter filhotes, porque a temperatura da água é melhor para seus bebês. Os machos seguem as baleias fêmeas, ansiosos por um encontro.

As imagens mostram o que uma baleia jubarte fêmea faz para chamar a atenção dos machos: gira a cauda, por exemplo, e bate com as nadadeiras na água. Um a um, seus 40 pretendentes começam a aparecer, nadando em alta velocidade e tentando assustar seus concorrentes. O macho mais forte, que consegue espantar as outras baleias, continua acompanhando a fêmea. Mas, na verdade, o trabalho ainda não acabou, pois ninguém sabe se o vencedor vai realmente conquistá-la...

(Fonte: BBC News, via Ciência na Mídia)

Nenhum comentário: