quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Entrevista: Marlon Tenório, cartunista

Ele até queria ser cientista quando criança, mas a vida profissional acabou tomando outros rumos. Muitos anos depois, a ciência voltou à vida de Marlon quando ele foi convidado pelos pesquisadores Annibal Hetem Junior e Jane Gergorio-Hetem para fazer o livro Ombros de Gigante, que conta a história da astronomia em quadrinhos.

Saiba mais sobre o alagoano Marlon e seus trabalhos na entrevista que o Clube do Explorador Mirim preparou pra você!

Como você decidiu virar ilustrador?
Foi quando entrei na faculdade de desenho industrial. Eu acabava produzindo as imagens que iria usar nas minhas peças de design e, como o desenho sempre foi algo muito comum na minha vida, embora não fosse a minha atividade principal ou meu sonho de criança - queria ser cientista ou engenheiro -, não tardou para eu desejar desenvolver uma carreira de ilustrador paralelamente ao meu trabalho como designer gráfico.

Como surgiu a proposta de ilustrar um livro sobre ciências?
Eu já conhecia o Anníbal quando morei por 2 anos em São Paulo. Ele me convidou uma vez para fazer algumas caricaturas de matemáticos famosos para um outro livro que ele estava escrevendo. Quando surgiu a oportunidade de fazer um projeto científico no formato de quadrinhos, tanto ele quanto a esposa não tardaram a me convidar para fazer parte do trabalho.

Foi fácil desenhar sobre astronomia? Você precisou estudar muito para fazer o livro?
Felizmente eu ADORO o tema. Quando criança - cresci em Salvador, Bahia - comprava muita coisa de astronomia, assinava revistas científicas, lia muito sobre o assunto. Cheguei a montar um "clube" de astronomia com alguns colegas de escola e divulgamos em revistas infantis. Numa época em que o e-mail ainda não existia, me comunicava com os "sócios" por carta, copiava e mandava artigos e fizemos um jornalzinho chamado Galileu. Eu precisei ler sobre os cientistas e pesquisar muita coisa sobre a época em que viviam, costumes, vestuário, arquitetura, mas eu gostei muito, pois sempre fui muito ligado ao estudo e pesquisa.

Você gostava de ciências na escola?
A resposta anterior me entregou! Eu era CDF quando estudante. Ainda hoje adoro conhecer coisas, faço minhas pesquisas solitárias, para me ajudar a contar histórias, ou apenas para me divertir. Agora mesmo estou relendo um livro sobre uma outra paixão de infância, o Último Teorema de Fermat, pois gosto muito de números e matemática.

Qual a sua dica para crianças que também querem ser ilustradoras?
A primeira coisa é: não desista. A segunda é: pratique muito. Busquem referências nos colegas de sala, nos livros das bibliotecas. Hoje, vivemos uma época de muita informação que pode ser acessada com uma rapidez e facilidade bem diferentes da minha infância. Não desperdicem oportunidades e perguntem, corram atrás de orientação.
_________________________

Ombros de Gigantes tem 104 páginas e conta a história da astronomia desde o ano 300 a.C. até hoje. Além da história em quadrinhos, há também explicações sobre as principais descobertas da área.

O livro foi distribuído durante a última Olimpíada Brasileira de Astronomia, mas o sucesso foi grande e os autores já planejam uma segunda edição. Entre em contato com os autores aqui e com Marlon por aqui.


Nenhum comentário: