segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fique ligado na programação de férias do Museu da Vida

Janeiro é tempo de ir à praia, viajar, passear e se divertir. Aproveite, então, para incluir no seu roteiro de férias uma visita ao Museu da Vida, que preparou uma programação especial para você. Confira abaixo atrações que serão oferecidas em horários exclusivos para este mês.


Esquete teatral no Castelo Mourisco
O já charmoso passeio ao Castelo tem agora a companhia de Dona Francisca, ou melhor, Dona Chiquinha, uma visitante especial trazida diretamente do início do século passado.

Durante a visita, ela conta por que a população da cidade se rebelou contra as reformas urbanas e sanitárias empreendidas pelo prefeito Pereira Passos e pelo cientista Oswaldo Cruz. Fala também que as condições de higiene do Rio de Janeiro naquela época não eram nada boas: não existia coleta de esgoto nem rede de água, os cortiços eram super povoados e a cidade sofria com a proliferação de doenças como tuberculose, sarampo, tifo, varíola, peste bubônica e febre amarela.

Quer ouvir mais? Às quartas e sextas, Chiquinha espera por você no Castelo às 10:30h e às 14:30h.

Passeio histórico a bordo do trenzinho da ciência
Prédios do início do século passado, ampla área verde, edifícios modernos onde estão abrigados os laboratórios da Fiocruz. Há muito que conhecer no campus da Fundação, e o novo circuito histórico do Trenzinho da Ciência leva você nesse passeio incrível!

A viagem une a história e as atividades atuais da Fiocruz, indo desde as primeiras construções da região – que compõem o complexo histórico e arquitetônico de Manguinhos – até prédios que hoje desenvolvem pesquisas, trabalhos e produtos de grande importância para a saúde pública brasileira.

Embarque você também: terças, quintas e sábados, às 10:30h e às 14:30h. O ponto de encontro é o Centro de Recepção.

Ciência com Pipoca
Dengue e doença de Chagas são os destaques da nossa programação de janeiro. Aedes aegypti e Aedes albopictus - Uma ameaça aos Trópicos é um documentário sobre os dois principais transmissores da dengue, composto de imagens reais e virtuais dos mosquitos e mostrando os continentes de origem, sua dispersão pelo mundo, suas características morfológicas, hábitos alimentares e de reprodução.

Outro documentário sobre o tema é O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti, que traz imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do mosquito. O filme, premiado em diversos concursos internacionais, alerta para a necessidade do controle de criadouros do Aedes aegypti.

A vida do cientista Carlos Chagas será mostrada em um programa da série "Cientistas Brasileiros", do Canal Futura. A equipe de produção foi a Lassance, em Minas Gerais (onde o cientista fez suas descobertas), com a pesquisadora da Fiocruz Simone Petraglia Kropf.

Por fim, o debate preparado pelo Canal Saúde e pela TV Brasil mostra que o pesquisador Carlos Chagas, além de ter descoberto uma nova doença e o seu ciclo completo de transmissão, revelou a fragilidade da situação sanitária em áreas rurais do país. Hoje, após 100 anos ainda sem cura, a doença persiste e emerge em regiões como a Amazônia Legal.

As sessões de filme serão às sextas (10h, 11h, 13h e 14h) e aos sábados (10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h), na sala de vídeo do Centro de Recepção.

O Museu da Vida fica na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).
A entrada é gratuita.
Para mais informações sobre as atividades, entre em contato pelo telefone (21) 2590-6747.

Nenhum comentário: