quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desvendando os mistérios do universo

Na última quarta-feira, o mundo assistiu a mais um eclipse lunar total, quando a Terra ficou entre o sol e a lua e esta chegou a ficar completamente invisível por alguns momentos. Quem vive no Brasil pôde acompanhá-lo a partir do finalzinho da tarde, por cerca de uma hora e quarenta minutos. Se você deixou o evento passar ou não conseguiu uma boa perspectiva aí da sua janela, confira no vídeo abaixo uma "versão acelerada" do fenômeno.


E já que estamos falando de corpos celestes, você já visitou um planetário? Essa é uma das formas mais interessantes de aprender sobre astronomia e descobrir sobre a fascinante dinâmica de planetas, sistemas, estrelas e galáxias. Além de oferecer uma simulação do céu, muitos planetários fornecem ao visitante ainda a chance de observar o espaço por telescópios. Confira uma lista com os planetários brasileiros. É uma ótima pedida para o feriadão que vem por aí, hein?

A sua cidade não tem um planetário? Não precisa desanimar: uma outra ideia é construir o seu próprio telescópio e trazer o universo para mais perto sem precisar sequer sair de casa. Dá até para juntar os amigos e promover uma noite de observação do céu, já pensou? O site ComoTudoFunciona ensina você a fazer um telescópio de maneira simples e barata. Torne-se um explorador espacial e divirta-se!

Nenhum comentário: