segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ventos incríveis

Na última semana, a chegada do furacão Irene à costa leste dos Estados Unidos deixou muitos norte-americanos de cabelo em pé. Irene havia deixado um rastro de destruição na região do Caribe e chegado à categoria 3 da escala Saffir-Simpson (em que a máxima é 5), com ventos de até 210 quilômetros por hora. Apesar de ter provocado mortes, inundações e cortes de energia, o furacão já tinha perdido intensidade ao chegar lá e não causou tantos prejuízos quanto o previsto. Imagina o susto?

Apesar de muita gente achar que fenômenos meteorológicos como esse não atingem o Brasil, o sul do nosso país recebeu em 2004 a visita indesejada do primeiro ciclone tropical registrado no Atlântico Sul, que ficou conhecido como Furacão Catarina. Seus ventos chegaram a quase 180 quilômetros por hora e atingiram os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além desse episódio, é bem comum haver tornados por aqui. A gente não costuma ouvir falar deles porque geralmente esses tornados geralmente passam por áreas rurais, em que fazem poucas vítimas.

Nesse especial feito pelo Terra, o meteorologista Fernando Tavares (da Universidade Estadual Paulista - Unesp) responde a dez perguntas sobre tornados e furacões, contando pra gente, por exemplo, o que é o olho de um furacão e quais são as regiões do planeta que costumam ser mais atingidas por esses fenômenos. No vídeo abaixo, da série "Tempo e Clima", você também pode descobrir um pouco mais sobre eles e ver imagens impressionantes sobre sua passagem.

Nenhum comentário: