quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gigantes do mar

Nos últimos trinta anos, o fotógrafo americano Charles "Flip" Nicklin vem fotografando golfinhos e baleias ao redor do mundo, algumas delas de espécies em extinção. Muitos dos registros que ele fez ao longo dessas décadas aparecem nas páginas da revista National Geographic. Além disso, em 2001, ele se tornou um dos fundadores da Whale Trust, organização sem fins lucrativos que tem como meta preservar o ambiente marinho e as baleias.

Aqui no Brasil, também existem projetos bacanas que visam a pesquisa e a conscientização sobre a preservação dos cetáceos (mamíferos marinhos), sabia? Como exemplos, a gente pode citar oProjeto Golfinho Rotador, desenvolvido em Fernando de Noronha (PE); o Projeto Baleia Franca, com sede em Imbituba (SC), e o Instituto Baleia Jubarte, que tem sede nacional em Caravelas (BA).

Voltando para o fotógrafo lá do começo do texto, em 2011, Flip lançou o livro Among Giants - A Life With Whales (Entre Gigantes - Uma Vida com Baleias), em que conta sobre sua vida e carreira em alto-mar. Parte do dinheiro das vendas vai para a Whale Trust. Legal, né? Além da história do artista, o público pode conferir na obra belas imagens de baleias, como cachalotes, orcas e jubartes. Algumas aparecem nessa fotogaleria da BBC Brasil.

Nenhum comentário: