quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pequena grande aventura


O átomo (como o hidrogênio e o oxigênio), menor pedaço de um elemento que mantém suas propriedades químicas, é uma partícula tão pequena que só pode ser vista através de um potente microscópio. Os átomos podem se ligar, formando moléculas (como a água, que é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio), dando origem a uma imensa quantidade de substâncias.

Quando os cientistas descobriram como manipular a matéria em escala atômica e molecular, surgiram a nanociência e a nanotecnologia (numa referência ao nanômetro, que corresponde a um bilionésimo de metro). Estas podem ser aplicadas em materiais de diversas áreas - como medicina, química, biologia e eletrônica - e são, para muitos, a certeza de uma revolução.

Para falar sobre essa revolução e trazer a nanociência e a nanotecnologia para mais perto do público, foi inaugurada em 2005 a NanoAventura. A exposição interativa percorreu diversas cidades até se fixar em sua casa definitiva, na sede do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, no estado de São Paulo), onde está desde então. Lá, os visitantes podem simular em jogos eletrônicos a manipulação de substâncias e partículas em escala nanométrica e, assim, se sentir cientistas de verdade!

Nenhum comentário: