terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um planeta, dois sóis

Na última quinta-feira, a Nasa divulgou a descoberta do primeiro planeta a orbitar em torno de duas estrelas, demonstrando a diversidade na nossa galáxia. Pesquisas anteriores já haviam indicado que esse tipo de planeta poderia existir, mas a confirmação só veio agora, com o Kepler-16b. Para detectar sua existência, os cientistas usaram o telescópio espacial Kepler e observaram a diferença de luminosidade quando o planeta passava em frente a uma das estrelas.

Os estudos dos astrônomos da Nasa indicam que o Kepler-16b é um planeta gelado, metade sólido e metade gasoso, mais ou menos do tamanho de Saturno e provavelmente sem seres vivos. Ele está a 200 anos-luz da Terra, o que até pode parecer pouco, mas corresponde a uma distância de alguns trilhões de quilômetros! Uma das estrelas em torno das quais o Kepler 16-b orbita (a cada 229 dias) tem cerca de 70% da massa do nosso sol, enquanto a outra tem algo em torno de 20%.

Na animação abaixo, você pode ter uma ideia de como isso tudo funciona:


Agora, cá entre nós, como deve ser assistir a um pôr-do-sol duplo? Há quem diga que pode ser algo como nessa cena do filme Guerra nas Estrelas: Episódio IV - Uma Nova Esperança:

Nenhum comentário: