quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um novo integrante para o Instituto Butantan

O Instituto Butantan, de São Paulo, é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. Lá, é produzido um grande volume de vacinas (contra difteria, tétano e outras doenças) e soros, como o usado quando alguém é picado por uma cobra. Para suas atividades, o instituto recebe a doação de serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas e insetos peçonhentos.

Parte do Butantan está aberta à visitação, em seus quatro museus (Biológico, de Microbiologia, Histórico e Emílio Ribas) e um Serpentário. No Museu Biológico, os visitantes encontram também um berçário, onde ficam os filhotes que nasceram ali. Em março, o instituto comemorou a chegada de uma pequena jararaca-ilhoa nascida em cativeiro, que recebeu o nome de Homer.

A espécie tem esse nome por ter origem na Ilha da Queimada Grande (SP), mais conhecida como Ilha das Cobras. Para saber mais sobre a jararaca-ilhoa e brincar de colorir num jogo virtual, clique aqui. No vídeo abaixo, de 2007, você conhece um pouco da história e do dia-a-dia do Instituto Butantan.

Nenhum comentário: