quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Foi dada a largada para entender o esporte por meio da física!

Uma simples jogada de bola, os movimentos de uma nadadora olímpica, o movimento da bola de basquete que, antes de entrar na cesta, desenha uma curva no ar. Já parou para pensar que cada movimento dos esportes que conhecemos tem uma explicação científica? A física que o diga! Ela tem muito a nos ensinar sobre a ciência no mundo dos esportes.

1, 2, 3... e já! Como a ciência explica alguns esportes?
(foto: Facebook do Museu Ciência e Vida)
Para mostrar esse universo cheio de adrenalina, o Museu Ciência e Vida, localizado em Caxias, no Rio de Janeiro, preparou a exposição “Movimente-se! A física dos esportes”, que tem entrada gratuita. Por lá, cinco modalidades olímpicas trazem mais informações sobre o tema: atletismo, futebol, ginástica artística, natação e vôlei. Vá preparado para se exercitar: há uma sala especialmente pensada para mostrar, por meio de atividades, como a física se aplica nesses esportes.

Antes de colocar a mão na massa, o visitante é convidado a passear pelo Estádio do Conhecimento, onde é possível ler e entender melhor as três leis do movimento, ou leis de Newton. Isaac Newton, para quem não conhece, foi um físico e matemático nascido em 1643 (uau! Quanto tempo!) que formulou a lei da gravidade. Depois desse espaço, você pode começar a fazer um alongamento para entrar na Arena Olímpica, que tem desde uma pista de corrida até uma quadra para jogar vôlei sentado.

Nós já fomos e garantimos: é demais! A expo pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 13h às 17h. O Museu Ciência e Vida fica na rua Ailton da Costa, s/n, no Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Para mais informações, ligue para (21) 2671-7797 ou entre no site http://www.museucienciaevida.com.br/.

Nenhum comentário: