Você sabe distinguir o cérebro de um rato do de um jacaré? Consegue dizer qual a função de cada parte do seu cérebro? Que tal aproveitar e observar modelos reais, conservados em formol?
Todas essas atividades – e muitas outras – estarão disponíveis nos dias 27 e 28 de março, no Museu da Vida, no Rio de Janeiro, no evento “Celebrando o Cérebro 2015: fazendo arte com o cérebro”. Dá uma olhada na programação que você confere por lá:
Capacete do Cérebro
Pinte, recorte e monte seu capacete de cérebro, indicando as áreas e as funções relacionadas ao sistema nervoso.
Local: Epidauro
Público: a partir de sete anos
Pintando o cérebro | Colorindo cérebros e neurônios
Com moldes de gesso de minicérebros, você pode pintar o seu próprio, identificando as regiões e levando para casa seu modelo em formato de “picolé de cérebro”!
Local: Epidauro
Público: livre
NeuroBalões: a anatomia dos neurônios
Nessa atividade dá para construir modelos divertidos e coloridos de neurônios: os neurobalões. Você leva para casa uma escultura de neurônios com balões infláveis para identificar suas principais regiões e funções.
Local: Epidauro
Público: livre
Uma viagem pelo interior do cérebro
Uma viagem ao cérebro: descubra como ele é por fora e por dentro. Compare o cérebro humano com o de outros animais e conheça o acervo do Museu da Patologia, do Instituto Oswaldo Cruz: cérebros reais conservados em formol!
Local: Parque da Ciência
Público: livre
Festa das cores e óculos
Uma visita à câmara escura para descobrir como ocorre a formação de imagens e como o olho é por dentro.
Local: Parque da Ciência
Público: livre
Outras informações podem ser vistas no site www.museudavida.fiocruz.br ou pelo telefone 21 2590-6747. O Museu da Vida fica em Manguinhos, dentro da Fiocruz, na avenida Brasil, n° 4365, próxima à passarela seis. Na sexta, dia 27, o horário de funcionamento é de 9h às 16h30, já no sábado, dia 28, de 10h às 16h. A entrada é gratuita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário