quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Você já ouviu o “canto” de um cometa?

Nesta simulação, podemos ver
a Rosetta em cima e Philae quase
chegando ao cometa
(ESA/Flickr/CC BY-SA 2.0)
Se a resposta for não, fique tranquilo! Você está prestes a ouvir o "som" que um cometa emite! Mas como isso foi possível? A história começa em 2004, quando a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) lançou a sonda espacial Rosetta para além do planeta Terra.

A missão da Rosetta é acompanhar um cometa conhecido como 67P/Churyumov-Gerasimenko (nome difícil, não?), que foi descoberto no ano de 1969. Um dos objetivos? Aterrissar um robô chamado Philae no cometa, para conseguir estudá-lo! Mas esse pouso só se tornou real em 12 de novembro de 2014, dez anos depois do seu lançamento!

Em sua trajetória, a sonda conseguiu captar um “som” que o cometa parece emitir, mas os ouvidos humanos não conseguem ouvi-lo! Isso também acontece com outros sons, como os de alguns animais. Para nos dar a honra de conhecer a “canção” do Churyumov, os cientistas acharam uma forma de fazer com que nós, humanos, possamos escutá-lo. Ouça aqui:



Acredita-se que algumas substâncias que compõem os cometas – como gelo e pedras – podem ter relação com o início da vida na Terra. Por isso os cientistas estão investigando o Churyumov. O robô Philae, que foi liberado pela Rosetta, aterrissou no cometa com vários instrumentos para realizar os estudos necessários na superfície desse corpo celeste. Vamos torcer para a ciência descobrir cada vez mais sobre eles!

Nenhum comentário: