terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O espaço ao alcance das mãos

Será que é possível observar bem de perto e até tocar em pedaços do universo? No Espaço do Conhecimento, localizado em Minas Gerais, a resposta é sim! Mas calma: o universo que estamos falando não é exatamente aquele que está "acima das nossas cabeças", mas uma representação dele! A gente explica: a exposição “Planetário Líquido (Multiverso)” utiliza globos de vidro, água, álcool e óleos coloridos para obter modelos parecidos ao espaço sideral.

Os globos da exposição: astronomia pura! (Foto: David Lucas/site do Espaço)
A ideia da exposição é construir estruturas com materiais muito simples, que possam ser repetidos com facilidade e que nos deem uma ideia de como é o universo verdadeiro! Você já deve saber que, com a ajuda de um telescópio, é possível ver estrelas, planetas e até outras galáxias!  Mas só de pensar em observar essas maravilhas de um jeito diferente e criativo já deve dar uma baita vontade de aprender assuntos sobre astronomia.

A mostra está em cartaz até 1º de fevereiro no Terraço Astronômico do Espaço, no 5º andar, em uma tenda projetada especialmente para o projeto, que requer iluminação especial. Chame a família e os amigos para conferir a exposição de terça a domingo, das 10h às 17h, exceto às quintas, que funciona das 10h às 21h. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse: http://www.espacodoconhecimento.org.br/

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ciência na TV!

Eis que um dia, por algum motivo, você acidentalmente deixa cair algumas gotinhas da água de um repolho roxo cozido num suco de limão. A água de repolho roxo é, naturalmente, roxa. Mas adivinha o que acontece quando ela entra em contato com o limão? Fica vermelha! Você sabe o porquê?

Série "Como é que é?" terá 20 episódios com vários experimentos científicos!

Essa situação é a história por trás do primeiro episódio da série “Como é que é?”, do canal MultiRio. Os episódios estão cheinhos de ciência e experimentos que trazem informações de um jeito descontraído. Na série, o adolescente Tomás esbarra em alguns fenômenos da natureza e da ciência, em seu dia a dia, e busca, com a ajuda de sua mentora, Hermê, identificar a razão de tais acontecimentos.

Assuntos como microrganismos, fotossíntese, osmose e PH já foram explorados por Tomás e Hermê. Que tal entrar nessa aventura também? Às quintas, a série é exibida no canal da TV aberta Band Rio, às 14h30. Já aos sábados, no canal 14 da TV a cabo Net, é possível assistir a partir das 20h45. Para os apaixonados por internet, o programa também está disponível on-line: basta acessar aqui

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Férias robóticas!

Que tal aprender a montar um robô feito de lego nessas férias? O museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, está oferecendo a atividade “Oficina de robótica” até 1º de fevereiro, às 10h30, 13h30 e 15h30. Utilizando motores, sensores e peças de lego, e com a ajuda de monitores, você pode se tornar um verdadeiro construtor de robôs!

Você sabe o que está por trás da construção de um robô? (Foto: Rodolfo Clix)

O trabalho é feito em equipe e, ao longo do processo, é possível aprender noções de matemática, física, história e até sociologia! Cada grupo formado fica responsável pela criação de um robô, mas a atividade não é moleza: é preciso refletir sobre o melhor uso da tecnologia. Um programa para toda a família.

A atividade é oferecida para público a partir de 8 anos e cada sessão comporta até 16 participantes. O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada custa R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia (aos sábados, ela é gratuita). O ingresso dá direito a todas as atividades dentro do museu. O endereço é Palácio das Indústrias, Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro, São Paulo.
Para maiores informações, acesse: www.cataventocultural.org.br

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Um janeiro arretado e com muita ciência em Pernambuco

Foto: Site do Espaço Ciência
Você conhece os detalhes da fotossíntese? Sabe do que as plantas precisam para que esse fenômeno ocorra? Lá vai mais uma: você sabia que a cor vermelha é considerada quente, já a azul é considerada fria? Algumas respostas para essas perguntas podem ser encontradas nas oficinas do Espaço Ciência, em Pernambuco, que prepara uma série de atividades para o mês de janeiro.

São vários temas: biologia, física, astronomia, matemática, teatro científico, informática, artes e meio ambiente. Cada atividade tem disponibilidade para 25 participantes no turno da manhã, de 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. Confira as oficinas que ainda estão disponíveis:

15/01 - A luz e as plantas (09h às 11h)
19/01 - Química em cores e luzes (14h às 16h)
20/01 - Caça aos microrganismos (09h às 11h)
21/01 - Temperatura e cores (14h às 16h)
23/01 - Galileoscópio caseiro (14h às 16h)
26/01 - Temperatura e cores (09h às 12h)
28/01 - A luz e as plantas (09h às 12h)
30/01 - Projetor de Tablet (09h às 12h) e Semáforo (14h às 16h)

Para participar, basta agendar a visita pelo número (81) 3183-5531. O Espaço Ciência fica no Complexo de Salgadinho, em Olinda, no Parque Memorial Arcoverde, Parque 2, s/nº. Para mais informações, acesse o site: http://www.espacociencia.pe.gov.br/.